quarta-feira, 30 de dezembro de 2009
Iordanov
Iordanov é um antigo jogador de futebol da Bulgária, que jogava como atacante.Jogou no Sporting a maior parte da carreira, venceu um Campeonato Nacional, uma Taça de Portugal e uma Supertaça. IORDANOV
Balakov
terça-feira, 29 de dezembro de 2009
Cherbakov
Serguei Cherbakov, ucraniano, foi um antigo avançado do Sporting.
Cherbakov, tratado por Cherba entre os adeptos do Sporting, era um brilhante e muito promissor avançado que ficou tetraplégico aos 22 anos, na sequência de um brutal acidente, em Lisboa, na madrugada de 15 de Dezembro de 1993. VEJAM O VÍDEO
Luís Figo
Luís Figo começou a sua carreira sénior no Sporting Clube de Portugal. Ganhou uma Taça de Portugal ao serviço dos leões, onde passou seis dos 20 anos da sua carreira, de 1989 até 1995, até ser transferido para o FC Barcelona.Foi o primeiro jogador formado no Sporting a ser coroado com o prémio de melhor jogador do mundo pela FIFA em 2001 e um dos poucos jogadores do Sporting que atingiram um nível à escala mundial.Em todos os lugares do mundo existe alguém que conheça Luís Figo!
Vítor Damas
Vítor Damas representou o Sporting, numa primeira instância, entre Entre 1966/67 e 1974/75 e num regresso entre 1984/85 e 1988/89, onde terminou a sua carreira.É ainda considerado por muitos como o melhor guarda-redes português de todos os tempos.À bem pouco tempo o Sporting decidiu homenageá-lo dando o seu nome a uma das balizas do Estádio de Alvalade.
Manuel Fernandes
Entrou para o Sporting Clube de Portugal em 1975, saindo em 1987.
Quando era pequeno e a mãe mandava-o para a cama, Manuel Fernandes escondia o rádio para ouvir os relatos dos jogos europeus do Sporting, às quartas-feiras à noite."
Depois de brilhar no Barreirense e na CUF "Surgiram convites de Alvalade, das Antas e de Belém. Aceitou o convite que lhe foi feito pelos «leões», pois lembrou-se da premonição da mãe, que lhe disse que ele haveria de jogar no Sporting, que era o clube de toda a família.
Manuel Fernandes gosta de recordar dois momentos na sua carreira no Sporting: o facto de ter marcado um golo na vitória sobre a União de Leiria que deu o título na época de 79/80 e ter marcado quatro golos no célebre jogo dos 7-1 sobre o Benfica, realizado a 14 de Dezembro 1986 "marquei quatro golos, uma sensação inesquecível, mas estou convencido que se o jogo durasse mais algum tempo... Mas, sinceramente, mais do que qualquer golo ou qualquer jogo, o maior momento de glória da minha vida foi aquele em que vesti, pela primeira vez, a camisola do Sporting".
Fonte:Wikipedia
Já agora recordemos aqui os 7-1
Jordão
A camisola número 11 é indissociável da figura de Rui Jordão, que representou quase uma década o Sporting Clube de Portugal.Possuidor de uma grande velocidade e de uma frieza na concretização do golo, venceu a Bola de Prata em 79/80 com 31 golos, aliás, a sua estreia ao serviço do Sporting, em que afirmou que tinha concretizado um sonho, foi bastante auspiciosa, com a obtenção de dois golos.
E foi na época de 77/78 que Jordão ingressa no Sporting marcando 21 golos em 22 jogos.Na carreira ao serviço do Sporting venceu dois Campeonatos Nacionais 79/80 e 81/82 e duas Taças de Portugal 77/78 e 81/82 e uma Supertaça Nacional em 81/82.
Azevedo
"Guarda Redes do Sporting, e da Selecção Nacional durante 10 anos (1937-47), foi, no seu tempo, considerado o melhor guarda redes português «de todos os tempos».
Disse-o o grande jornalista Ricardo Ornelas na festa de homenagem a AZEVEDO, em Dezembro de 1950, diziam-no todos quantos se interessavam pelo futebol, fossem sportinguistas ou não.
AZEVEDO, sempre de boné, a defender a soco era resoluto e veloz. Aos pés dos avançados atirava-se, autoritário e sem medo.
AZEVEDO, uma saudade!
Para muitos o dito de Ricardo Ornelas em 1950, ainda hoje é verdadeiro: Azevedo, o maior guarda redes português de todos os tempos."
Fonte:zerozero
Os Cinco Violinos
"Cinco Violinos é uma designação da autoria do jornalista e treinador Tavares da Silva atribuída ao grupo de cinco jogadores da linha avançada da equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal que, entre 1946 e 1949, maravilhou os espectadores pela arte, harmonia e entrosamento que empregava em campo.
Esse grupo era constítuido por JESUS CORREIA,VASQUES,ALBANO, PEYROTEU e JOSÉ TRAVASSOS. Os Cinco Violinos levaram o futebol aos maiores êxitos e marcaram uma época sem paralelo. Enquanto jogaram juntos, durante três temporadas, o Sporting Clube de Portugal foi sempre campeão nacional.
Na Selecção Portuguesa de Futebol, este "quinteto" também contribuiu para alguns êxitos."
Fonte:Wikipedia
Glórias do Sporting
Este blog vai recordar a todos os sportinguistas muitas das glórias que passaram pelo nosso clube e que deixaram saudade. Vou tentar, sendo que será quase impossível,não esquecer ninguém.Por isso desde já peço desculpa a todos aqueles que vestiram a camisola verde e branca e que não figurem neste blog.
Saudações Leoninas!
Saudações Leoninas!
Subscrever:
Mensagens (Atom)